sábado, 29 de maio de 2010

Breve Biografia do Escritor

Natural de Ervália, Minas Gerais, em 15/10/1924. Criado no RJ, lá fez seus estudos, do primário ao superior. Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Estado de Guanabara e em Letras, pela Faculdade de Filosofia da UFG.

Ex- sargento, Especialista em Armamento da Aeronáutica, integrou o primeiro grupo de Caça que participou da Segunda Guerra Mundial, na Itália. Aposentou-se como Inspetor do Trabalho em 1969, "...pela força e graça, sem graça nenhuma do AI-5", como dito por Coelho Vaz (1989). Foi também Redator do Semanário Goianiense "Cinco de Março".

Casado com Maria de Lourdes Sátiro Ramos, pai de 07 filhos, todos cariocas. Avô de 18 netos e bisavô de 14 bisnetos goianos. Radicado em Goiânia desde 1963, perdido de paixão pela cidade, em um caso incurável de amor à primeira vista, para ela fez até um hino que foi musicado por João Luciano Curado Fleury, vencedor em concurso público realizado pelo Rotary Clube.

Aos 45 anos, após sua aposntadoria imposta pelo AI-5, Anatole Ramos apresentou problemas de diabetes. As complicações advindas dessa doença restringiram sua vida em muitos aspectos, tanto em relação às severas restrições alimentares, quanto em relação às consequências físicas como problemas circulatórios, inchaços nas pernas e pés, e frequentes infartos . Veio a falecer de parada cardíaca em sua residência, aos 69 anos, em abril de 1994, enquanto dormia.

Um comentário:

  1. Lirica singular, versos potentes e breves, obra-no-acto-de-fazer, o que está em obra na obra.

    ResponderExcluir